Acredito que todos conhecem aquele famoso ditado:
“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Hoje em dia, ele pode ser mto aplicado, principalmente na sociedade em que vivemos, em que muitos políticos se revelam ser uma pessoa totalmente diferente daquela que os eleitores escolheram; muitas pessoas defendem a Lei Seca, mas mesmo assim continuam bebendo. O meu pai costuma brincar com esse ditado. Ele sempre pega no meu pé se eu deixo as coisas fora do lugar, mas muitas vezes eu falo pra ele: “ó pai, onde é o lugar do pacote de bolachas?” Daí ele responde: “faça o q eu digo, mas não faça o q eu faço…”
…e quando trazemos esse ditado para a nossa vida? E principalmente, para a nossa vida espiritual?
Como temos agido diante de fatos, as vezes tão pequenos, que nem prestamos atenção? Quantas vezes já nos pegamos numa conversa que de repente se começa a fofocar de alguém, e daí vc, todo “espiritual” diz: ai gente… por favor né! Não julgueis para não ser julgado. Oh.. que lindo! Q pessoa mais madura! AHAM…
Daí no dia seguinte vc tá em outra rodinha de amigos, mas daí é vc que tá fofocando..
Opa!! Pera ai!! E aquilo q vc falou ontem? Onde q fica?
Vamos um pouco mais fundo nessa questão. A questão da fofoca é só um exemplo. Mas tem tantas outras coisas q podemos fazer o mesmo! Falar algo, que na teoria é mtoo bonito, mas e na prática?
Questões simples, como um amigo seu passando por algum problema e vc fala pra ele orar, pra confiar em Deus. Vc o incentiva a ter um relacionamento com Deus. Mas se nem você tem esse relacionamento, se vc nem ao menos ora, como vc quer falar pra ele fazer algo, que nem vc faz?
Deixa eu te contar uma história…
Uma vez eu apresentei esse teatro com o título: máscaras. Eu interpretava Luana, uma garota cristã, aparentemente muito madura. A peça começa com o final de um culto, em que alguns irmãos conversam sobre o novo “casalzinho” na igreja, q assumiram estar namorando; até q alguém comenta: “Nossa, vcs sabiam q antes de vir na igreja, eles ficaram uma vez?” A Luana “toda espiritual” dá um corte, dizendo: “Devemos ficar felizes por nossos irmãos e não julgá-los!”
No dia seguinte Luana vai para a escola com sua melhor amiga, Jéssica q também é cristã. Algumas meninas da outra turma chegam e convidam Luana para a festa de sábado. Ela, toda ofendida, responde: “Festa??? Vcs acham q eu sou menina de ir a festas?? Eu não gosto dessas coisas. Tenho um compromisso com Deus!” As meninas se retiram, e Jéssica tbm. Luana espera a Jéssica sair e vai correndo para as meninas: “Então meninas, quando é aquela festa mesmo???”
Luana acaba indo para a festa e obviamente dá um péssimo testemunho de sua crença cristã (se é que existe uma). Ela “arrasa” na festa impressionando a todos o quanto dança bem; alguns meninos a paqueram, até que no fim da festa ela acaba ficando com um cara…
Isso tem um nome: HIPOCRISIA; do Aurélio: Vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem. Fingimento, falsidade.
No capítulo 23 de Mateus Jesus condena o fingimento, a hipocrisia.
“Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados” Mateus 23:28
Eu sei q tudo isso é forte demais! Mas Deus nos chamou pra ser um povo separado. Se dizemos q somos filhos de Deus, libertos pelo sangue de Jesus, devemos demonstrar isso.
“Pois vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus para fazer o que é direito.” Romanos 6:18
Nos dias de hoje, principalmente em relação aos jovens, se fala muito em testemunho. OK, talvez vc já esteja cansado de ouvir falar sobre isso. Mas vc já parou pra pensar o quanto isso é sério? Testemunho é a palavra chave para o q estou tentando te falar. Procurando no Google, entre as várias definições de testemunho, a q melhor se encaixa aqui é: Ação de certas faculdades que nos conduzem ao conhecimento da verdade.
Destaquei ação pq é beeeeem isso que devemos ter em mente: AÇÃO. Como temos agido? Quais são as nossas ações??
“Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está em vocês.”Amós 5:14
Já passou da hora de falar menos e agir mais! Afinal como diz o versículo, nossas ações confirmam o que falamos!
*Que essas palavras possam, de alguma forma, tocar o teu coração. Que vc possa querer mudar certas coisas em sua vida. Deus me mostrou esses versículo de Amós, num dia q estava meditando sobre alguns versículos da Bíblia. Sei que preciso ter mto cuidado em relação ao q eu tenho falado sobre os outros e para os outros, ou seja, fofoca. Claro q muitas vezes, a fofoca não é feita por maldade, mas apenas para “repassar informações”. Mas devemos ter mto cuidado com isso! Devemos avaliar se certas conversas servem para a nossa edificação! Tenho visto mtas vidas, assim como igrejas serem arrasadas por causa desse mal! Devemos orar por isso! Tenhamos cuidado com cada palavra; que possamos pensar antes de falar. Eu sei q vc deve pensar: “Ah.. falar é fácil.” Gente! Eu não escrevo essas coisas pq eu sou “toda espiritual e só estou tentando mostrar o erro de vcs”, nada a ver! Eu escrevo as coisas q Deus tem colocado em meu coração! As coisas q EU preciso mudar! E Deus é tão maravilhoso e perfeito, q eu quero compartilhar cada pequena coisa q Ele me fala! A ideia desse post surgiu logo depois q o post sobre “gratidão” foi escrito. Porque eu ouvia claramente Deus falando ao meu coração: “Ok, mocinha… vc tá escrevendo coisas lindas, sobre ser grato, sobre colocar Deus em primeiro lugar… mas vc tem feito essas coisas???”
Escrito por Pati Geiger NNM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário